Introdução
Nesta Nova Postagem, quero Compartilhar Com Vocês Algumas Noções Básicas Deste Curso. Aqui vamos conhecer as funções do Departamento Pessoal, que é de grande importância para uma empresa.
· Funções do Departamento Pessoal;
· Ficha para solicitação de emprego;
· Entenda o que é empregado e empregador;
· Visão geral de uma empresa;
· Relações humanas no trabalho;
· Profissionalismo;
· Disciplina;
· Departamento pessoal ou recursos humanos;
· Trabalhador;
· Cooperativas de trabalho;
· Dicas para ser um bom profissional.
Funções do Departamento Pessoal
· Pagamento de todos os direitos dos funcionários, tais como: Férias, Licença Médica, Décimo Terceiro Salário, entre outros;
· Pagamento de impostos como: INSS, FGTS, Imposto de Renda e outros;
· Admissão de funcionários;
· Demissão de funcionários;
· Manutenção dos registros.
Ficha para solicitação de Emprego
Não existe um modelo de ficha para a solicitação de emprego, pois o candidato deve entregar á empresa todos os papéis que esta lhe pedir.
Preencher os formulários que a empresa fornecer, certificando-se de que todas as informações ali colocadas sejam verdadeiras, pois a empresa pode pedir a comprovação destes dados.
Entenda o que São Empregado e Empregador
· Empregado é a pessoa que presta serviços para uma determinada empresa, mantendo vinculo de relações formais de Trabalho com ela.
· Empregador é a empresa, individual ou coletiva, que assume os riscos das atividades econômica, bem como inúmeros direitos e deveres.
Visão Geral de Uma Empresa
Para se constituir uma empresa é necessário:
· Pessoas (funcionários);
· Recursos matérias (matéria-prima);
· Instalações físicas (prédio);
· Recursos financeiros (dinheiro).
- Uma empresa tem como finalidade a obtenção de lucro e a satisfação de seus clientes.
- Existem empresas que têm como objetivo a ação social, sem a obtenção de lucros como, por exemplo, as ONGs (Organizações não-governamentais).
· As ONGs procuram minimizar as desigualdades sócio econômicas.
· As empresas são gerenciadas por administradores. Para facilitar o planejamento, a ação e o controle das atividades atribuídas a eles, são criados diversos departamentos e estes, por sua vez, são subdivididos em setores.
· Divisões do Setor Administrativo:
· Diretoria;
· Setor Financeiro;
· Setor Pessoal;
· Setor Contábil.
Relações Humanas no Trabalho
De que adiantam a modernização e os avanços tecnológicos se não houver a preocupação com o bem estar dos funcionários.
As empresas hoje estão atentas a este problema e investem cada vez mais em treinamento e técnicas modernas de recrutamento e seleção, visando aumentar a produtividade dos seus funcionários.
Profissionalismo
Ser um profissional é:
· Agir com responsabilidade;
· Mostrar empenho;
· Ter prazer no que faz;
· Dar o melhor de si.
Disciplina
Ser disciplinado exige:
· Concentrar as energias no que realmente é importante para realizar seus projetos;
· Cumprir seus propósitos no momento certo;
· Saber fazer o que é certo, no momento certo.
Para se ter uma boa disciplina, siga estes passos:
· Crie hábitos positivos;
· Chegue ao local de trabalho no horário correto;
· Procure estar no local de seus compromissos um pouco antes do horário previsto para o inicio das atividades;
· Reflita sobre seus erros e tente não cometê-los novamente.
Departamento Pessoal ou Recursos Humanos
· O departamento mais dinâmico em ma empresa é, sem dúvida, o Departamento Pessoal ou Recursos Humanos. Os [órgãos da Administração Pública exigem que os procedimentos executados neste importante setor sejam administrados por pessoas competentes e capacitadas a realizar a elas designadas.
Falhas no Departamento Pessoal que podem comprometer o setor:
· Falta de tempo (atraso);
· Falta de treinamento;
· Falta de espírito de equipe;
· Falta de disciplina.
Trabalhador
Autônomo:
· É aquele que exerce sua atividade profissional remunerada e / ou presta serviço remunerado para outras pessoas ou empresas.
· O trabalhador autônomo geralmente não tem um horário de serviço a ser cumprido definido pela empresa.
Empregado:
· Está sujeito a um horário a ser cumprido, estipulado pela empresa;
· Presta serviço regularmente.
Cooperativas de Trabalho
· Em uma cooperativa não existe vínculo empregatício entre esta e seus associados, nem entre os cooperados e a empresa que contratar os serviços desta cooperativa.
Características da Cooperativa:
· O capital é variável, representado por Quotas-partes para cada associado;
· Prestação de assistência ao associado.
Dicas para ser um bom Profissional
· Saiba ouvir as pessoas;
· Adquira o hábito de terminar tudo o que começou;
· Seja pontual;
· Não trate de assuntos alheios ao trabalho;
· Controle suas finanças e nunca gaste mais do que ganha;
· Estude bastante.
Livro que Recomendo Para Leitura: Monge e o Executivo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário